domingo, 27 de janeiro de 2013

#O Menino do Pijama Listrado - John Boyne



Sinopse - O Menino do Pijama Listrado - John Boyne Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

XX

São extremos os sentimentos que agrego a essa leitura.
O livro me pareceu simples de início, com comentários ingênuos e palavras camufladas para termos fortes como "guerra", "nazismo" e "morte". Sim, aos olhos de uma criança certas atitudes "adultas" podem parecer muito menos graves do que realmente são.
Tudo é baseado e contado do ponto de vista de um garoto normal, que tem um relacionamento de amizade com um menino prisioneiro que mora do outro lado da cerca de sua casa. Ele tem o pai como um herói, mas  pela sua inexperiência e falta de conhecimento dos fatos reais, não sabe o quanto existe maldade e ignorância nas atitudes idealizadoras de um homem preconceituoso, que valoriza ideais patriotas facistas e desumanos.
Conforme fui devorando as páginas, me comovi e ri. Um final inesperado que me fez pensar em como as consequências de nossos atos podem nos afetar diretamente.
Uma leitura que tem seus altos e baixos, não é um livro maravilhoso mas, acredite, você DEVE ler e tirar suas conclusões, pois tenho certeza que ele te fará pensar em valores, família e acima de tudo... BONDADE.
Um dica ótima para quem quer uma leitura leve sobre um assunto pesado.

Por Jane.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você achou desse post com um comentário seu!